Prowake

aaaaaMotores, casco, peso e velocidade para o wakesurf

Por Marina Monzillo em

Motorização e posição do hélice            

  O wakesurf é praticado na marola formada perto da popa do barco, para isso, é necessário alguns requisitos para praticar com segurança e poder se divertir.  Hoje em dia existe alguns tipos de motorização dos barcos; de popa (Outboard), centro rabeta(Inboard/outboard), e pé de galinha (inboard)  e o jato, mais comum nos jet-boats e jet-skis.EngineTypes         

Sendo o Pê de galinha ou inboard o único recomendado para a pratica, pois o hélice fica debaixo do casco à uma distancia segura do praticante. O wakesurf deve ser praticado a uma velocidade entre uma velocidade de 10MPH a 12MPH,é pode ser praticado em qualquer barco que tenha motor pê de galinha, que deixa o “rider” a uma distância segura.         

Peso e casco.          

   

Hoje em dia existem barcos específicos para o wakesurf, com lastros internos e sistemas de flaps que auxiliam na formação da marola. O tamanho de casco ideal para a prática do wakesurf gira em torno de 18 a 26 pés, sendo que quanto maior o barco maior a dispersão de água que esse barco causará resultando assim em uma onda maior e com mais “push”ou empurrão e assim dando menos trabalho ao rider em se manter na onda. Em relação ao peso devemos lembrar que o peso deve ser distribuído de forma que o barco se mantenha adernado para o lado em que a marola deve se formar, para isso existem os lastros internos do barco e Fat  sacs(sacos de agua) que podem ser distribuídos pelo barco.

image

Lembrando que quanto mais peso na popa maior o tamanho da onda em altura e quanto mais peso no bico mais longa a onda será. Já os barcos mais modernos e específicos  para wakesurf e que ja veem com flaps (surf sytems, como o Gen2 da Mastercraft) que auxiliam na formação da marola o peso pode ser distribuído igualmente pelo barco e é apenas necessário o ajuste dos flaps para formação da marola.

ss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Arquivos

Categorias